O Conselho de Alimentação escolar (CAE) tem a função de fiscalizar os recursos federais destinados à merenda escolar e de garantir as boas práticas sanitárias e higiênicas. Também compete ao CAE emitir parecer anual sobre o uso dos recursos pela Rede Municipal de Ensino.
A gestão do CAE é composta pelo trabalho voluntário de sete membros titulares e seus respectivos suplentes, com mandato de quatro anos, sendo formado por representantes dos pais de alunos, professores, membros da administração municipal e da sociedade civil organizada.
As reuniões do Conselho ocorrem de forma ordinária, sendo que as reuniões extraordinárias são agendadas quando necessário.
ALIMENTAÇÃO ESCOLAR MUNICÍPIO DE LINDOESTE
A Alimentação Escolar no Município de Lindoeste tem por objetivo ofertar uma alimentação variada e de qualidade, que cubra as necessidades nutricionais dos alunos durante o período letivo e permanência nas escolas, contribuindo para o crescimento, desenvolvimento, aprendizagem e melhoria do rendimento escolar dos mesmos, bem como promover segurança alimentar e nutricional e formação de práticas alimentares saudáveis.
A Secretaria Municipal de Educação conta com uma nutricionista responsável pela elaboração e cálculo de cardápio, sendo cardápios sempre bem variados, balanceados e adequados conforme idade e necessidades nutricionais.
A nutricionista realiza trabalhos variados de educação alimentar e nutricional, avaliação nutricional, licitações e participação no processo licitatório, projetos da agricultura familiar, pedidos de compras, análise de amostras, controle de qualidade dos produtos recebidos para a alimentação escolar. Organiza e atualiza os Manuais de Boas Práticas de Manipulação, POPs, teste de aceitação sempre que necessário, sendo realizado também a orientação com as cozinheiras, supervisão, visitas técnicas, orientações, monitoramento, treinamentos periódicos, controle de estoque, controle de qualidade e sempre que necessário é realizado orientações aos alunos e aos pais ou responsáveis das crianças com restrições alimentares, conforme necessidade e sempre incluindo a equipe pedagógica.
Nutricionista Responsável Técnica
Daniela Tatiane Ribeiro – CRN 5461
ALIMENTAÇÃO ESCOLAR – 2022
O Setor de Alimentação Escolar conta com infraestrutura necessária para operacionalização da Alimentação Escolar nas Escolas Municipais e no Centro Municipal de Educação Infantil – CMEI.
Os cardápios elaborados seguem as normativas do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional) e são organizados de acordo com as necessidades alimentares e nutricionais dos alunos matriculados na Rede Municipal de Educação.
À partir do mês de Julho/2022, a responsabilidade técnica do PNAE à nível de Município passou para a Nutricionista Ana Maria Costa Danieli – CRN 8 15303/P.